terça-feira, 30 de junho de 2020

ALGUNS CONCEITOS PARA NÃO EMBARCAR EM FURADAS NA INTERNET


NETIQUETA: são as boas maneiras ao interagir na internet, ou seja, não ofender ninguém em comentários. Caso você seja ofendido, mostre a pessoa que ela está errada e se a mesma não concordar, é melhor deixá-la falando sozinha.

FAKE NEWS: são notícias falsas divulgadas na internet em geral, mas principalmente no Facebook e no Whatsapp. Geralmente são notícias com erros de português, títulos alarmantes, pedidos de compartilhamento, sem fontes de informação e de sites desconhecidos.

BOOT: são robôs com perfis falsos no Facebook, Twitter, Instagram ou Whatsapp que tem como função divulgar notícias falsas ou “esquentar o clima” em posts com comentários com diversos xingamentos na defesa ou ataque de alguém. Fique de olho em perfis com poucas informações, que não divulgam nada próprio, somente “compartilhando”, “encaminhando” e “retuitando” o que outros produziram, sem fotos, com fotos de pessoas com um padrão de beleza acima da média ou com nomes estranhos como Luis567JKL.

PÓS VERDADE: a pós-verdade ocorre alguém aceita um fato mentiroso, desde que ele reforce algo em já acredita. Por exemplo: imagine que você gosta muito de pizza, um alimento altamente calórico. Então um suposto site científico divulga que pizza ajuda a emagrecer. Existem milhares de artigos e reportagens que podem desmentir isso, mas como você gosta muito de pizza pode preferir ignorar as opiniões negativas.

REPORTAGEM CAÇA CLIQUES: são reportagens que não são necessariamente mentiras, mas podem ser perdas de tempo. Geralmente elas usam manchetes sensacionalistas com uso de CAIXA ALTA, reticências (...) que geralmente chamam a atenção. Porém a notícia é totalmente irrelevante. Isso é feito para gerar receitas por meio de anunciantes, coletar dados que podem ser vendidos ou minerar criptomoedas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Volta às aulas em plena pandemia. Mais um capítulo da cruzada de ódio contra os professores

  Alguns políticos de direita defendem que a volta às aulas tem que ocorrer mesmo sem a vacinação dos professores, de que a saúde mental das...